segunda-feira, 23 de janeiro de 2017
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
terça-feira, 17 de janeiro de 2017
Gospel Chops / Frases Lineares
Um dos temas que estão em alta no mundo baterísticos atual é o tal “Gospel Chops”.
Mas afinal de contas, o que são Gospel Chops?
Bem, primeiramente vamos falar sobre o que não são. Gospel Chops não é um estilo.
São características técnicas ou um “modo” de tocar que nasceu nas
igrejas americanas, daí o nome Gospel. Os chops são baseados em frases
lineares, aquelas em que tocamos apenas uma peça por vez e apesar de ser
uma técnica utilizada a muito tempo, vem tomando maior repercussão
agora com o crescimento da “onda” dos Gospel Chops. Nos Estados Unidos,
não existe esta distinção ou até mesmo esta nomenclatura, lá eles tem
isso apenas como uma característica musical ou técnica dos bateristas
das igrejas.
Nesta vídeo aula Eduardo Tucci apresenta 10 exercícios que são
variações de viradas lineares na linha dos chops que você pode treinar e
aperfeiçoar para as suas características pessoais.
Abaixo seguem as partituras e logo depois o vídeo para você visualizar o resultado destas viradas e facilitar a compreensão.
Fonte: http://www.clubedobaterista.com.br/exercicios/10-exercicios-gospel-chopsfrases-lineares
sexta-feira, 6 de janeiro de 2017
Saiba mais sobre sua ferramenta de trabalho
Fala pessoal do Coisas de Batera! Mais um artigo que achamos muito interessante. Espero que curtam. Bom aprendizado pra nós!!!
Tipos de baquetas
Existem diversos tipos de baquetas, cada um com um objetivo e uma função diferentes. Além das baquetas simples e tradicionais que usamos normalmente, temos outros tipos como: vassourinhas, baquetas acústicas, também chamadas de rod sticks e os mallets. Abaixo, vamos falar um pouco sobre cada um destes tipos.
Vassourinha
As baquetas vassourinha são mais utilizadas para o jazz, bossa e em músicas mais suaves. São chamadas por este nome justamente porque abertas, seu corpo tem a forma de uma vassoura. Suas cerdas podem ser de nylon ou de aço. Delas também podemos tirar sons diferentes, por exemplo, arrastando as cerdas na pele da caixa.
Baquetas acústicas/Rods
As baquetas acústicas são compostas por conjuntos de varetas mais finas, este tipo deixa o som mais leve e suave, ideal para apresentações acústicas e em espaços pequenos. Suas varetas podem ser de madeira ou plástico e variam na quantidade, cada uma com uma característica sonora diferente.
Mallets
São baquetas com formatos de ponta especiais. Geralmente usadas em percussão, seu uso na bateria é mais frequente para efeitos. Suas pontas podem ser confeccionadas em nylon, borracha, feltro, pano e outros materiais. Novamente, cada um com as suas características sonoras.
Além dos tipos que tratamos aí em cima, temos as nossas baquetas comuns, aquelas que utilizamos na maior parte do tempo. Elas variam entre ponta de nylon e ponta de madeira. Sendo que as de nylon possuem maior brilho e volume, principalmente quando usadas nos pratos, elas também naturalmente duram mais.
Já as de madeira, têm um som mais natural, porém, geralmente desgastam ou quebram as pontas com frequência. As baquetas de madeira variam no formato das pontas como veremos abaixo.
Tipos de pontas
Oval
Baquetas com pontas ovais têm um som naturalmente seco, que pode variar entre mais agudos e graves de acordo com o seu diâmetro.
Redonda
Já as de ponta redonda possuem um som mais brilhante nos pratos e mais pesado nas peças do conjunto.
Flecha
As pontas de flecha proporcionam um som mais agudo e claro quando usadas nos pratos. Devido ao seu formato mais fino.
Gota D’agua
As baquetas com ponta no formato de gota, proporcionam um som mais grave, também devido ao seu formato.
Cilíndrica
Pontas no formato cilíndrico tem um som forte e encorpado.
Ao contrário do que a muitas pessoas pensam, elas não são fabricadas apenas em madeira, apesar destas serem mais populares. Existem também baquetas de alumínio, de fibra de vidro, fibra de carbono e até borracha.
Tipos de madeira
Dentre os tipos de madeira, que são muitos, os que se destacam são hickory, marfim e maple. Vamos falar um pouco sobre eles.
Hickory
Nativa da América do Norte, principalmente Estados Unidos. Sua principal característica é ser bastante resistente ao choque, além de ser bem flexível, por isso é muito utilizada para a fabricação de baquetas e até de baterias. Possui um timbre refinado, o que permite uma sonoridade mais encorpada e versátil, sendo assim utilizada por bateristas dos mais variados estilos. O hickory é a madeira mais usada pelos fabricantes internacionais, por ter uma maior densidade, maior quantidade de fibras, e ser mais rígida, consequentemente tem uma durabilidade maior.
Marfim
Natural da América do Sul, possui bastante elasticidade e densidade, produzindo um som mais macio. Geralmente é mais leve, o que permite maior agilidade e conforto para os bateristas que gostam de baquetas com maior diâmetro e pegada. Seu custo benefício é tido como muito bom. Marfim é o tipo de madeira mais utilizado pelas marcas nacionais por causa de seu baixo custo.
Maple
O maple é uma madeira de pinho, árvore originária da América do Norte. Bastante utilizada para a fabricação de guitarras, baixos e outros instrumentos acústicos. Várias baterias são fabricadas em maple. Este tipo de madeira é a favorita dos bateristas que tocam com mais sutileza, ritmos como jazz, bossa e samba por ser uma madeira mais leve, no entanto as baquetas tendem a ser menos resistentes.
Fonte: http://www.clubedobaterista.com.br/baquetas/saiba-mais?utm_source=BannerPrincipal&utm_medium=blog&utm_campaign=Baquetas-Banner-Principal
Assinar:
Postagens (Atom)